terça-feira, 6 de março de 2018

Planta e irregularidades




Planta do laboratório


A análise clínica é o ramo de conhecimento onde se trabalha com o estudo de alguma substância de forma a coletar dados e apontar diagnósticos a respeito da saúde do paciente. Essas análises ocorrem a partir de um exame feito a pedido de um médico e são entregues em laboratórios próprios para realização desses exames. Além disso podem ser realizados por vários profissionais diferentes como: farmacêuticos, bioquímicos, médicos patologistas ou biomédicos, sendo que esses devem ter previamente o conhecimento necessário nas áreas de análises clínicas.
O laboratório de análises tem por sua definição um espaço físico equipado por diversos equipamentos, é um local onde se realizam experimentos de natureza química, física, biológica e outras e que possui elementos ou equipamentos de medição com a finalidade de atender as demandas e necessidades de experiências ou pesquisas conforme a área a qual pertence. E as principais características  que um laboratório precisa ter são as condições ambientais controladas e normalizadas com a finalidade de que nenhum agente externo provoque algum tipo de alteração ou desequilíbrio no exame ou pesquisa a ser realizada, garantindo assim uma exaustiva fidelidade em termos de resultados.
DESCRIÇÃO DA VISITA
A visita técnica foi realizada no dia 01 de Março, no qual visitamos todos os setores do laboratório de análises clínicas. Essa visita tinha como intuito  ter um olhar minucioso sobre cada setor presente no laboratório, onde poderíamos identificar cada possível erro ali presente. Ao final da visita poderíamos ter uma visão mais detalhada sobre laboratório de análises clínicas, bem como a  sua organização e os diversos setores e equipamentos.

PERÍCIA PGRSS

Realizamos uma perícia do PGRSS no laboratório de análises clínicas para verificar se em cada um dos setores havia possíveis erros. E de acordo com o plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde são necessários os seguintes itens:

·         O chão deve ser de piso, o ideal que seja inteiriço, mas é aceitável que seja rejuntado.
·         Evitar infeção cruzada; revestimentos impermeáveis.
·         Nos cantos das paredes devem ser arredondas para que não acumule sujeira.
·         Disposição de salas para evitar contaminação, como a sala de micro deve ser a última, foi feita com um recuo para proteção.
·         Os materiais devem ser esterilizados em local correto.
·         Os instrumentos de uso do laboratório devem ser identificados.
·         A higienização do laboratório deve ser sempre feita antes e depois de iniciar os procedimentos para diminuir o risco de contaminação.

Ou seja, o laboratório cumpria com todas as exigências que foram citadas nos itens acima, e além disso fizemos uma observação de que tipo de resíduos podem ser gerados em cada um dos setores de um laboratório de análises clínicas, e são os resíduos biológicos, perfuro cortantes, químicos e os comuns, lembrando que cada um deles precisam ser descartados de forma correta.

          SETORES VISITADOS

        SALA DE ESTERILIZAÇÃO: Onde é gerado lixo biológico, comum e perfuro cortante, mas só tem descarte para o comum.



SALA DE LAVAGEM: É gerado lixo comum, biológico e perfuro cortante, mas não tem descarte para perfuro cortante. E as observações que podem ser feitas, é que existe um local sem total impermeabilidade, sendo apresentado infiltração, e o armário também é feito sem junção o que facilita contaminação.


HEMATOLOGIA: A sala é conjugada com a sala de bioquímica e o perfuro cortante está nesta sala, o ideal seria se tivesse nas duas salas, mas como é conjugado é permitido ficar apenas em um dos setores.
O sangue pode ser jogado no esgoto, desde que se tenha certeza que aquele esgoto é tratado para que assim não haja uma contaminação tanto no meio ambiente quanto populacional. Os resíduos biológico e comum podem ser juntados e colocados apenas em um saco (sem que haja uma mistura) desde que esses sacos sejam grandes e na cor adequada para que não tenha uma confusão na hora do descarte (lixo biológico no saco branco e comum no saco preto).  Os lixos gerados nesse setor são biológicos, comum, perfuro cortante e químico em pequena quantidade, é importante ressaltar que pode sim existir um descarte para perfuro cortante improvisado desde que atenda as normas e esteja descrito no pop do local. Uma irregularidade notada foi a falta de identificação do tipo de resíduo em uma das lixeiras, que devido ao saco preto se supõem que seja para descarte de lixo comum.


CITOLOGIA: Nessa área o resíduo gerado é comum, biológico, perfuro cortante e químico. No entanto as atividades nessa sala estão suspensas devido a não realização de coletas ginecológicas. Sendo que, ainda, é produzido lixo comum e perfuro cortante, já que laminas ainda são analisadas nessa área. Mas foi notada a falta de descarte adequado para perfuro cortante, caso ocorra acidentes e essas laminas se quebrem em quedas ou na própria manipulação.


MICROBIOLOGIA: A única irregularidade encontra foi a ausência de recipiente para descarte de perfuro cortantes. A proximidade com a sala de esterilização deixa essa sala em ponto estratégico, evitando a contaminação de outros setores.

BIOQUÍMICA: Todos os lixos que são gerados nesse setor estão  em seus descartes ideais, além disso contém recipiente para descarte de material para a lavagem das vidrarias, e todo resíduo químico gerado é recolhido pelo responsável  e levado para o abrigo.

PARASITOLOGIA: Lixo gerado é o comum, biológico e perfuro cortante, mas infelizmente está em falta o descarte para perfuro cortante nesse setor. Observou-se que não foi pensado em um descarte para resíduo biológico (fezes), e essas amostras são descartadas no vaso sanitário dos funcionários, o que pode levar a uma contaminação das outras salas dispostas à frente, deveria sim existir uma privada no setor. Outra irregularidade observada foi o descuido de material perfuro cortante jogado em lixo comum.



UROANÁLISE: Todo o lixo gerado é classificado como lixo comum, biológico e perfuro cortante, também está em falta um descarte para perfuro no setor, e contém uma lixeira para resíduo comum estragada, além de estar com as identificações erradas. O resíduo biológico  (urina) produzido é primeiramente descartado em um bequer de plástico e posteriormente lançado no banheiro dos funcionários, assim como na parasitologia tem-se a necessidade de um vaso sanitário especifico para esse descarte.


IMUNOLOGIA: Está sempre de porta fechada.


SALA DE TRIAGEM: Lixo gerado são os biológicos, comuns e perfuro cortantes, onde se encontra sem descarte para perfuro cortantes.


ALMOXARIFADO: Deve ter o lava-olho e chuveiro próximo, caso aconteça acidentes.

DML: Deveria ter descarte para resíduo comum, mas é usado o lixo mais próximo.

CARACTERÍSTICA A SER OLHADA: Lava-olhos e o chuveiro devem ser de fácil acesso a todos e de fácil manuseio, deve ser testado todos os dias durante a limpeza e registrado.

COLETA GINECOLOGICA E INFANTIL: Existe, mas está desativada.    
 
COLETA DE MATERIAL: O único erro encontrado foram as lixeiras de resíduos comum e biológicos por estarem invertidas.

22 comentários:

  1. Muito bom!
    Assim vejamos a importância do PGRSS nesses estabelecimentos de saúde, pois quantos e quantos resíduos são gerados neles, né!?
    Este laboratório em questão funciona de uma boa forma, porém algumas mudanças seriam necessárias para que fossem ainda melhor e até mesmo evitando alguns erros.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,achei bom vocês terem explicado sobre as funções de um laboratório de análises clínicas e terem feito uma análise separada de cada setor em questão. Foi possível perceber alguns pequenos problemas, mas parecem ser de fácil resolução. Parabéns pela abrangência do texto.

    Tatiana Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Muito explicativo, levando em consideração cada detalhe e a importância de um profissional capacitado para realizar a visita técnica.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O que chama muito atenção é a forma que relatam tanto os problemas, quanto as características benéficas. Tratando de uma forma clara e direta. Que continuem com essa visão e meus parabéns !

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, conteúdo bem explicativo, ressaltando a função de cada área do laboratório e suas falhas que podem ser corrigidas.

    Gabrielly Martins

    ResponderExcluir
  7. Relataram de forma bem específica tanto os setores quanto as observações de cada um, porém ficou explicativo o conteúdo. Muito bom
    Lorrany

    ResponderExcluir
  8. Excelente. Realmente foi um visita minuciosa, muitos pontos simples e pequenos foram identificados, mas que apresentam total importância. A planta ficou muito bem representada.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da abordagem descrita, especificando como deve ser o descarte de resíduos e a maneira correta do tratamento destes, evitando que haja risco à saúde da sociedade.Parabéns 👏👏

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito, vocês abordaram sobre o laboratório de análises clínicas antes de iniciar a explicação da visita e isso enriqueceu muito e facilitou o entendimento. Detalharam cada setor, falando sobre os problemas encontrados. Bom trabalho!
    Walas Abreu

    ResponderExcluir
  11. Cada setor foi muito bem explicado, relatando bem os problemas!
    A planta ficou excelente!
    Geovanna Regina

    ResponderExcluir
  12. Parabéns ficou excelente a parte que vcs destacam as irregularidades nos setores de análises clínicas, ficou muito bem explicado a necessidade de cada setor.

    ResponderExcluir
  13. Ficou bom como abordaram a descrição da visita, porém acho que deveria ter falado um pouco mais de cada setor.

    ResponderExcluir
  14. Texto explicativo, claro e objetivo. As observações são relevantes, o que auxilia na melhoria do laboratório
    Bruna Neta

    ResponderExcluir
  15. Gostei bastante do assunto, para nós farmacêuticos a visita técnica para elaboração do PGRSS e de grande importância.

    Larissa Sena

    ResponderExcluir
  16. Muito bem explicado com informaçoes importantes, destacaram bem as irregularidades de cada setor nos tornando mais atentos aos detalhes

    ResponderExcluir
  17. Muito bem abordado e explicativo! Exelente 👏🏻👏🏻
    Andressa Ferraz

    ResponderExcluir
  18. Cada setor foi muito bem explicado, relatando bem os problemas!
    A planta ficou excelente!
    Geovanna Regina

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo trabalho, gostei muito. Foi bem esclarecido sobre o laboratório e com boas fotos. Rafaela Xavier

    ResponderExcluir
  20. Parabéns, realmente o conteúdo foi muito bem abordado relatando não só o que tem de melhor no laboratório mas também os erros do mesmo que podem ser corrigidos. A planta está auto explicativa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Nossa estou impressionado com a dedicação do grupo. Parabéns ficou realmente completo, a parte do manejo ficou muito bem abordado contemplando todo o conteúdo. Só deixo uma observação para a tabela com a quantidade de residuos gerados que ficou ruim para leitura.

    ResponderExcluir