terça-feira, 27 de março de 2018

Analise de outros PGRSS



LABORATÓRIO DE PATOLOGIA PGRSS - PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
O seguinte PGRSS traz espaços em branco para nomes, cargos, funções e outros dados específicos de laboratórios. Ele na verdade é um modelo para se ter como base na criação do próprio. É bastante interessante já que eles utilizaram várias tabelas, o que facilita a compreensão do assunto, além de fazer isso de uma maneira pratica. Outro ponto a ser analisado ne PGRSS é a quantidade de informação relacionada ao trabalhador. Coisas como EPI’s e EPC’s, constante formação desses profissionais e também como agir em determinados casos. Essa descrição mais aprofundada facilita para o trabalhador, além de trazer segurança, já que durante um acidente, por exemplo, a ação necessária já está descrita, e isso ainda demonstra a atenção dada ao trabalhador, já que ele é o maior exposto ao lidar diretamente com os resíduos produzidos.


PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE – UNINCOR
O PGRSS foi considerado o melhor dos quatro. Ele apresenta maneiras mais didáticas e fáceis de compreensão. Ele é objetivo, poucas páginas a mais que o do laboratório de patologia, mas contém tudo aquilo que é necessário em um PGRSS, e é resumido. Sua leitura não é cansativa. Assim como o anterior, possui tabelas facilitando o entendimento. O diferencial em relação aos outros é que apresenta fotos dos laboratórios. Apesar de ser um documento mais manipulado pelos trabalhadores do local, o que poderia demonstrar irrelevância, as fotos ajudaram bastante a compreensão do nosso grupo, já que nós não conhecíamos o local. Além disso o PGRSS dessa universidade pode ser acessado pela internet, e as fotografias facilitam o entendimento desse documento. Outro ponto a destacar é que ele traz uma lista com todos as normas técnicas relacionadas ao gerenciamento dos resíduos.


PGGR PLANO GERAL DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA UFPA
Esse PGRSS é bastante extenso, apresentando mais de 100 páginas. O que o torna cansativo numa primeira análise, e foi o que se confirmou ao longo da leitura. Outro ponto negativo é que ele demonstrou repetições do assunto sem necessidade, já que não houve uma abordagem diferente, tentando analisar por outro lado do gerenciamento dos resíduos. Apenas uma repetição do que já havia sido exposto. Apesar disso, um ponto interessante desse PGRSS é que ele apresenta um glossário. Esse acréscimo não visto nos outros facilita o entendimento de determinados termos ao longo do documento que poderiam causar confusão em funcionários novos ou até mesmo à aqueles mais antigos, já que os termos apresentados são bastante técnicos e, às vezes, podem ser esquecidos. Outro ponto legal a se destacar é o histórico apresentado sobre o local e o grupo responsável pelo PGRSS. O modelo apresentado é o de uma cartilha, e esse detalhe ajuda a entender o objetivo do documento.


PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DA PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA
O último documento analisado é o da procuradoria geral, um documento do governo. Assim como o anterior é extenso, apesar de ser um pouco menor, quase vinte páginas a menos. Além da leitura cansativa devido ao tamanho, esse PGRSS apresentou um design que contribuiu para essa concepção. Os fluxogramas apresentados foram bastantes interessantes e didáticos. Outro ponto é a quantidade e tamanho dos anexos, que deixa o corpo do texto bastante vazio, mas a folha de anexo se mostrou bastante cheia e cansativa, apesar de que as tabelas apresentadas ali possuíam uma junção de várias informações importantes. Mas por estarem posicionadas ao final dificultou a leitura.


CONCLUSÃO
Após a análise de cada um, percebeu-se que ideias como glossário, fotos, tabelas e fluxogramas poderiam ser utilizados na modificação do nosso PGRSS, facilitando o entendimento do documento. Mas de destaque, o que se mostrou como um déficit foi a saúde do trabalhador. o documento do laboratório de Patologia, apesar de ser um modelo, mostrou que uma coisa bem simples como ações de aprendizagem e qual a ação em casos de acidentes podem auxiliar enormemente o trabalhador e garantir a sua segurança.  




9 comentários:

  1. Ótimo post! Gostei muito das observações de vocês, estão de parabéns 👏🏻 Esses detalhes citados já iriam trazer muitas diferenças facilitando o entendimento desse documento que é tão importante.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das criticas e ideias sobre este PGRSS, visto que um texto resumido e especifico facilita a compreensão do leitor!!
    Larissa Sena

    ResponderExcluir
  3. As observações feitas sobre os outros PGRSS foram relevantes e bem específicas. Parabéns.

    Lorrany Monteiro

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito bem explicado sobre a comparação de cada PGRSS, levando em conta o que cada um teve de importante e o que foi citado poderia auxiliar nesse documento.

    Rafaela Xavier

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo trabalho, a avaliação de vocês ficou bem crítica e de facil entendimento.
    Walas abreu

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, bem explicada a avaliação, ressaltando cada ponto positivo e negativo encontrado nos pgrss analisados. Isso facilita a observação do que poderia ser acrescentado ao PGRSS de vocês e o que poderia ser alterado.
    Tatiana Ferreira

    ResponderExcluir
  7. Excelente!Vcs abordaram os pontos positivos e negativos deixando bem específicos os conteúdos citados, as imagens ficaram ótimas e ajudaram bastante no entendimento do assunto abordado. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Legal essa comparação e de bastante proveito futuramente para elaboração de outros PGRSS. E também contendo uma ótima imagem mais no final da postagem, para o fácil entendimento dos leitores.

    ResponderExcluir
  9. Ótimo ponto de vista sobre as considerações feitas em outros PGRSS, bem objetiva a postagem

    ResponderExcluir