terça-feira, 20 de março de 2018

Meio ambiente e tratamento



Impacto ambiental e riscos
O impacto ambiental provocado pelos resíduos dos serviços de saúde deve-se, principalmente, ao seu alto poder infectante. Um dos principais instrumentos de análise dessa área de conhecimento é a avaliação dos riscos associados a uma determinada exposição, utilizada para sintetizar as informações e os julgamentos, possibilitando uma seleção de ações e a implementação de estratégias apropriadas para controle, prevenção e análise dos impactos ambientais que podem ser gerados através dos lixos.
É a maioria dos centros urbanos não possui tratamento e destino final adequado para os seus resíduos, tornando-se cada vez pior o impacto ambiental nas cidades. Aos poucos, a sociedade desperta para as possíveis consequências das ações humanas inadequadas e começa a discutir práticas alternativas para reduzir a degradação do meio ambiente. É com isso têm sido direcionados para os impactos ambientais que os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), produzidos por unidades de saúde, no qual podem vir a acarretar se não forem realizados os procedimentos pertinentes, legais e éticos em conformidade com o que preconiza a legislação e o bem-estar social, tão importante quanto a produção é a disposição final dos resíduos no ambiente, considerando questões como transporte, locais de depósito e tratamentos realizados para reduzir os impactos. Esses procedimentos devem ser regidos pelas normas técnicas de que tratam a Resolução do CONAMA no 237/97.
Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), são associados à denominação lixo que representam uma fonte de riscos à saúde e ao meio ambiente. Isso se dá principalmente pela falta de adoção de procedimentos técnicos adequados no manejo das diferentes frações sólidas e líquidas geradas, como materiais biológicos contaminados, objetos perfurocortantes, peças anatômicas, substâncias tóxicas, inflamáveis e radioativas.

Como minimizar os resíduos
A minimização de resíduos sólidos é entendida como uma maneira de evitar a geração, bem como, recuperar de algum modo o resíduo gerado. O principio da minimização é a tentativa de reduzir a quantidade e melhorar a qualidade de resíduos sólidos gerados em qualquer atividade exercida pelo homem.
A minimização dos resíduos de serviços de saúde está relacionada com os tipos de produtos utilizados ( que devem ser escolhidos de forma a diminuir o risco e a quantidade ), com a segregação que deve ser realizada na origem ( separando os resíduos por classe ), com o manejo dado aos resíduos ( acondicionamento, coleta, transporte, armazenagem ) e com a recuperação. A minimização através da substituição de produtos tem relação com uma preocupação ambiental, que seria a aquisição de produtos o mais ambientalmente adequados.
Visando um gerenciamento adequado dos resíduos de serviços de saúde e a minimização da quantidade e dos riscos, a segregação na origem é um fator fundamental. A segregação deve ser realizada mediante prévia classificação dos resíduos de serviços de saúde, possibilitando que os mesmos sejam manejados, tratados e dispostos separadamente, criando a condição de uma opção integrada de tratamento e disposição final.
A Recuperação ( reciclagem e reutilização ) dos resíduos sólidos é de extrema importância para a minimização da quantidade de resíduos e, por consequência, dos riscos que os mesmos representam, uma vez que os resíduos recuperados vão ser manipulados de modo diferente, não sendo necessário tratamentos especiais ( incineração, autoclavagem ) e a disposição final. No caso de resíduos de serviços de saúde a recuperação só é possível através da segregação na origem, o que também contribui para a minimização do risco, diminuindo a quantidade de resíduos contaminados.



Classificação
Tratamento
Grupo A1
Devem ser submetidos a tratamento, utilizando-se processo físico ou outros processos que vierem a ser validados para a obtenção de redução ou
eliminação da carga microbiana, em equipamento compatível com Nível III de Inativação Microbiana.
As sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos, podem ser descartadas diretamente no sistema de coleta de esgotos, desde que atendam respectivamente as diretrizes estabelecidas pelos órgãos ambientais, gestores de recursos hídricos e de saneamento competentes.
Grupo A4
Estes resíduos podem ser dispostos, sem tratamento prévio, em local devidamente licenciado para disposição final de RSS.
Grupo B
Resíduos químicos que apresentam risco à saúde ou ao meio ambiente, quando não forem submetidos a processo de reutilização, recuperação ou reciclagem, devem ser submetidos a tratamento ou disposição final específicos.
Resíduos químicos no estado sólido, quando não tratados, devem ser dispostos em aterro de resíduos perigosos - Classe I.
Resíduos químicos no estado líquido devem ser submetidos a tratamento específico (incineração), sendo vedado o seu encaminhamento para disposição final em aterros.
Grupo D
Os resíduos líquidos provenientes de esgoto e de águas servidas de estabelecimento de saúde devem ser tratados antes
do lançamento no corpo receptor ou na rede coletora de esgoto, sempre que não houver sistema de tratamento de esgoto coletivo
atendendo a área onde está localizado o serviço.
Estes resíduos podem ser dispostos, sem tratamento prévio, em local devidamente licenciado (aterro sanitário).

Grupo E
Os resíduos perfurocortantes contaminados com agente biológico Classe de Risco 4, microrganismos com relevância epidemiológica e risco de disseminação ou causador de doença emergente que se torne epidemiologicamente importante ou cujo mecanismo de transmissão seja desconhecido, devem ser submetidos a tratamento, utilizando-se processo físico ou outros processos que vierem a ser validados para a obtenção de redução ou eliminação da carga microbiana, em equipamento compatível com Nível III de Inativação Microbiana (Apêndice IV).


Modelo 7- Informações sobre coleta e transporte externo

Empresas coletoras de serviços




Frequência da coleta

Tipos de veículos utilizados na coleta

20 comentários:

  1. Um assunto de suma importância, onde demos ficar muito atentos e realizar o tratamentos devido aos resíduos. Para que o nosso meio ambiente futuramente não sofra danos.

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante como abordaram o texto, gostei muito da ideia para minimizar os riscos, se caso fosse acatado isso ajudaria bastante, foi bem explicado o assunto. Att.:Rafaela Xavier

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao grupo, ficou muito bom da forma que abordaram o assunto, ficando de uma maneira bem objetiva e esclarecendo todos os pontos importantes. Att.:Lorrany Raíssa

    ResponderExcluir
  4. Orgulho em fazer parte desse grupo excepcional chamado Bioclin. Parabéns para nós!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. O assunto ficou muito bem direcionado, as tabelas ficaram muito bem elaboradas,e a parte de que fala sobre como minimizar os resíduos ficou interessante, porém são etapas já existentes.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Colocaram todas as informações para que possamos entender o quanto é importante o tratamento do resíduos gerados para minimizar o impacto ambiental.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo!bem objetivo e esclarecedor o conteúdo abordado,as imagens e tabelas foram de suma importância para entendimento do texto publicado. Parabéns a todos componentes do grupo.

    ResponderExcluir
  8. O assunto foi bastante resumido e pratico, mostrando a importância do tratamento de resíduos para não afetar o meio ambiente!
    Larissa Sena

    ResponderExcluir
  9. Bem objetivo o texto, gostei bastante da introdução, pois ela nos norteia sobre o tema antes de iniciar o assunto, que é um tema muito importante. Apenas as sugestões que eu achei algo meio repetitivo, pois fala coisas que já sao feitas.
    Tatiana Ferreira

    ResponderExcluir
  10. Excelente! Texto bem elaborado e abrangente, o uso da tabela para falar dos resíduos gerados ajudou na explicação, só senti falta de imagens mais explicativas, mas parabéns ao grupo
    Walas Abreu

    ResponderExcluir
  11. Parabéns ao grupo!
    Vi que vocês ressaltaram a segregação para a minimização dos riscos, e de fato ela é bastante importante.
    O texto ficou bem esclarecido, ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns assunto foi abordado de forma clara e ficou excelente as tabelas bem auto explicativa. Com a introdução já se tem uma noção sobre o assunto a ser tratado.

    ResponderExcluir
  13. Muito bem descrito cada residuo , forma de descarte e suas importancias. Tema bem abordado .
    Parabéns !
    Andressa Ferraz

    ResponderExcluir
  14. Ficou muito bom , as tabelas ajuda muito, facil de entender a forma de descarte de cada resíduo e a importancia

    ResponderExcluir
  15. Ficou MARAVILHOSO o post de vocês, a única observação que eu faço é em relação as tabelas, que novamente não ficaram tão nítidas, mas o trabalho está ótimo.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns ao grupo ,gostei da forma como ressaltaram como deve ser feito para que ocorra minimização de risco !

    Ana Heloísa

    ResponderExcluir
  17. Muito bom! Com todas essas informações, cuidados, especificações e responsabilidades podemos perceber a grande importância da implantação do Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). E ainda mais da atuação responsável de profissionais capacitados, cumprindo com todas obrigações e contribuindo para o destino correto de cada resíduo gerado. Geovanna Regina

    ResponderExcluir
  18. Texto de fácil entendimento, contendo todas as informações necessárias. Muito interessante as ideias de minimizar os resíduos gerados e os riscos que o meio ambiente pode correr se o descarte não for feito de acordo cm as legislações. Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. A forma de pergunta e resposta e tambem o quadro facilita a compreensão e ensina como aplicar na vida cotidiana e profissional. Parabens pois a postagem abordou de forma completa os riscos ambientais

    ResponderExcluir
  20. Muito bom o conteúdo, as tabelas realmente ajuda muito a entender sobre o assunto, mas não está nítido. Mesmo assim foi muito bem apresentado. Parabéns!

    ResponderExcluir